CONFITOSP 25

Descrição

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Seja expositor no CONFITO-SP 2025


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NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (CONFITOSP 25)


O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (CREFITO-3), Autarquia Pública Federal instituída pela Lei nº 6.316/1975, tem como atribuições primordiais a fiscalização do exercício profissional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais em sua jurisdição, bem como a garantia da prática ética e a preservação do prestígio das respectivas profissões. Nesse contexto, o CREFITO-3 torna públicas as normas para submissão de trabalhos científicos, destinadas à seleção e classificação das produções que serão apresentadas em formato de comunicação oral e pôster impresso no III Congresso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (CONFITOSP 25). As submissões de resumos de trabalhos científicos estarão abertas de 03/10/2025 a 02/11//2025 por meio da plataforma digital: confitosp.com.br


1. DATAS E PRAZOS


1.2. O prazo para submissão dos resumos de trabalhos científicos encerrará às 23:59 (horário de Brasília) do dia 02 de novembro de 2025.


DATA/PRAZO

ATIVIDADE

03 de outubro de 2025

Início da submissão

Até 02 de novembro de 2025, às 23:59

Prazo final para submissão dos resumo de trabalhos científicos

14 de novembro de 2025

Divulgação dos resultados

30 de novembro de 2025, às 23:59h

Envio da apresentação oral

6 de dezembro de 2025

Apresentação dos trabalhos em formato pôster

6 de dezembro de 2025

(das 13h às 16:20h)

Apresentação oral dos melhores trabalhos

7 de dezembro de 2025

Premiação/Menção honrosa dos trabalhos orais e dos trabalhos em formato de pôster


2. DA SUBMISSÃO


2.1. A participação no evento é gratuita. Para se inscrever, acesse o site confitosp.com.br, faça a sua inscrição como congressista e na área do participante clique em submissão de trabalhos e prossiga com o preenchimento dos campos.  Ressalta-se que o autor responsável pela apresentação do resumo aprovado deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no congresso.


2.2. Só serão aceitos a submissão de trabalhos que contenham pelo menos 1 (um) profissional devidamente inscrito no Crefito-3.


2.3. Os autores cadastrados no ato da submissão serão notificados via e-mail da confirmação de recebimento do resumo.


2.4 O preenchimento das informações relativas ao resumo do trabalho científico e dos dados pessoais são de inteira responsabilidade dos autores que realizaram a submissão. O CREFITO-3, não se responsabiliza por erros de digitação de dados (nome de autor, e-mails, títulos de estudos, corpo do resumo etc.) cometidos durante a submissão.


2.5. Somente serão aceitos os resumos de trabalhos exclusivamente submetidos por meio da plataforma oficial do congresso (na sessão de submissão de trabalhos). Clique aqui e acesse. Em caso de dúvidas, envie seu questionamento para [email protected].


3. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

3.1 - No momento da submissão, o autor deverá indicar sua preferência quanto ao formato de apresentação do trabalho (oral ou pôster). Entretanto, a classificação final do trabalho, quanto ao formato de apresentação, ficará a critério exclusivo da Comissão Científica, que poderá designá-lo conforme critérios de avaliação, relevância do conteúdo e organização do evento.


3.2 - Cada pesquisador poderá enviar até dois trabalhos como primeiro autor, mas o pesquisador poderá ser coautor de outros resumos, sem restrição de quantidade.


3.3 - Serão aceitos apenas resumos escritos na língua portuguesa.


3.4 - Obrigatoriamente deve constar no resumo:  


No caso de trabalhos que envolvam seres humanos, o resumo deve constar o número de aprovação do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética – CAAE. 


Não serão aceitos trabalhos com seres humanos sem o número do CAAE.


3.5 - Verifique o correto preenchimento do formulário de submissão. Uma vez submetido, o resumo não poderá ser editado.


3.6 - Todos os trabalhos submetidos serão analisados por revisores ad hoc. A decisão final de aceitação dos trabalhos é exclusiva da Comissão Externa Avaliadora do CONFITOSP 2025.


3.7 - Apresentações de produtos comerciais devem focar nos aspectos fisiológicos e/ou na sua aplicação, evitando abordar detalhes comerciais do produto. Também é importante que a apresentação promova uma discussão abrangente sobre a validade científica e/ou terapêutica dos benefícios e riscos associados ao produto, se aplicável, ressaltando sua aplicação específica na Fisioterapia ou Terapia Ocupacional.


3.8 - Os seis melhores resumos de trabalhos científicos submetidos e selecionados pela Comissão Externa Avaliadora do CONFITOSP 2025, irão apresentar em formato oral (no dia 06 de dezembro) em sessão específica conforme orientações descritas no item 9.


3.9 - Os demais trabalhos aprovados serão apresentados no formato pôster no dia 06 de dezembro, seguindo as orientações descritas no item 8. 


3.10 - Os trabalhos apresentados no CONFITOSP 2025 serão publicados nos Anais do Congresso, disponibilizados no site do CREFITO-3 (www.crefito3.org.br), com registro de ISBN.


4. DOS TIPOS DE ESTUDOS


4.1. Poderão ser enviados os seguintes tipos de estudos: Estudos observacionais; Estudos de caso; Estudos experimentais; Revisões de literatura e Estudos metodológicos.


4.2. Não serão aceitos protocolos de estudos, descrições de projetos e intenções de trabalho

5. ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DOS RESUMOS


5.1 O resumo deverá conter, NO MÁXIMO, 500 palavras, não incluídos o título, os nomes dos autores, as afiliações institucionais, o link do ORCID dos autores (caso possuam) e as palavras-chave. 


5.2 O resumo deverá ser enviado pelo formulário disponível no sistema de submissão.


5.3 O nome do autor e dos coautores, bem como suas afiliações institucionais, deverão ser inseridos de forma completa e sem abreviações no formulário de submissão.


5.4     Todos os resumos de trabalhos científicos enviados serão avaliados e os três resumos com as maiores notas apresentarão em formato oral. Os resumos que obtiverem nota igual ou superior a 6 de um total de 10, serão selecionados para serem apresentados em forma de pôster impresso. A impressão é de responsabilidade dos autores, conforme descrito no item 7.


5.5 A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada por uma Comissão Externa Avaliadora, formada por 03 (três) profissionais indicados pela Câmara Técnica de Prática Baseada em Evidências do CREFITO-3, os quais possuam experiência prévia como avaliadores em eventos científicos.


5.5.1 Para garantir a impessoalidade da avaliação e consequente seleção, os profissionais que vão realizar a avaliação do trabalho não terão acesso a qualquer dado que identifique os autores (avaliação cega).


5.5.2 Caso algum desses profissionais, em razão do tema ou de qualquer outro elemento do resumo, identifique o autor, ele deve se dar por impedido.


5.5.3 Os profissionais responsáveis por avaliar os trabalhos não terão contato entre si, tão pouco terão conhecimento de quem são seus pares de avaliação.


5.5.4 Critérios de avaliação:


Cada resumo será avaliado pelos 3 profissionais da Comissão Externa Avaliadora e receberá as notas segundo os critérios descritos abaixo. Em cada etapa os resumos serão pontuados de acordo com uma média simples das notas dos avaliadores(as). Ao final, será feita uma média simples relativa às médias de cada uma das duas etapas. Critérios:


I. Relevância e originalidade do trabalho à temáticas relacionadas a Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional: Notas entre 0 (zero) e 5,0 (cinco) pontos;

II. Apresentação clara de resultados: Notas entre 0 (zero) e 3,0 (três) pontos;

III. Qualidade da linguagem e escrita: Notas entre 0 (zero) e 2,0 (dois) pontos;


5.6 Critérios de desempate:


Em caso de empate nas notas finais relativas às médias dos resumos, serão considerados, nessa ordem apresentada, os seguintes critérios para desempate e premiação: maior média da nota no critério (I) na avaliação do resumo; maior média da nota no critério (II) na avaliação do resumo; maior média da nota no critério (III) na avaliação do resumo.

Os seis resumos com maior pontuação serão apresentados em formato oral, conforme orientações do item 9.
Os demais 100 resumos com maior pontuação serão apresentados em formato de pôster, de acordo com as orientações do item 8.

6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS


Na data de divulgação dos resultados, item 1.2, todos os autores que submeteram os seus resumos de trabalho científico receberão um e-mail informando quais foram os trabalhos selecionados.


6.1 Os seis trabalhos selecionados para apresentação na categoria oral receberão um e-mail com o template do powerpoint que deverá ser usado no dia da apresentação.


6.2 Os trabalhos selecionados para pôster deverão ficar atentos aos itens 7 e 8 deste edital.


6.3 No caso dos 6 trabalhos selecionados para apresentação oral, será de inteira responsabilidade do autor acusar o recebimento do e-mail até dia 17/11/2025 às 23:59 horário de Brasília. Caso o email de divulgação do resultado não seja respondido, o trabalho será desclassificado. Caso haja reclassificação por desclassificação ou declínio dos autores ao convite de apresentação, um novo email será enviado no dia 24/11/2025 apenas para os trabalhos classificados.


7. ORIENTAÇÃO PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER


Aos aprovados para apresentação em formato de pôster um e-mail de confirmação será enviado para o e-mail informado pelo autor.


O design de apresentação é livre, desde que respeitadas as normas da ABNT para os elementos textuais, assim como o uso de recursos como tabelas, gráficos e imagens. O pôster deve conter: título do trabalho; as afiliações institucionais; o link do ORCID dos autores (caso possuam); referência do programa de fomento (este, se houver); introdução; métodos; resultados; discussão; considerações finais e referências.


Recomendamos que:


a) Título em tamanho 60. Autores, instituição e título das seções (INTRODUÇÃO, MÉTODOS, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS) em tamanho 36, que o tamanho mínimo seja de 20.


b) As ilustrações: tabelas e figuras (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, quadros, esquemas, organogramas, etc.), e os símbolos (com seus significados) devem ser numerados conforme sua ordem de aparecimento no texto; As abreviaturas e siglas empregadas no decorrer do texto, quando aparecem pela primeira vez, devem aparecer por extenso e com sua sigla entre parênteses.

c) título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos contidos nos resumos de trabalhos científicos enviados e na mesma ordem. Deixar em negrito o autor que irá apresentar.

d) As referências bibliográficas (opcional) deverão ser feitas de maneira sucinta (autor, nome da revista, ano).

e) A impressão do pôster é de inteira responsabilidade dos autores/apresentador e pode ser impresso no material de escolha destes (lona, tecido ou papel) nas dimensões 90 cm (largura) e 120 cm (comprimento), em formato retrato.

f)  A impressão do pôster deverá ser de boa qualidade de forma que o texto possa ser lido a uma distância mínima de 2 m. Para isso, solicita-se usar letras, com 15 a 20 mm de altura (72 a 85 - tamanho da fonte) para os títulos e subtítulos e de 5 a 6 mm de altura (30 a 40 - tamanho da fonte) para o texto.

8. ORIENTAÇÕES PARA EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO NA MODALIDADE DE PÔSTER


8.1. A apresentação dos pôsteres será realizada no sábado, dia 06 de dezembro das 12h às 14 horas.


8.2. O tempo de apresentação será de no máximo 5 minutos.


8.3. Durante as apresentações dos pôsteres (06/12), haverá uma comissão julgadora que irá atribuir notas segundo os critérios contidos no item 10.1.1. O melhor pôster da Fisioterapia e o melhor pôster da Terapia Ocupacional com as maiores pontuações receberão menção honrosa durante a realização do Congresso, a ser realizada no dia 07/12, conforme programação descrita no item 1.2.


8.4.    A montagem do pôster no local apropriado deverá ser feita pelos apresentadores no dia 06 de dezembro entre 9:00 e 12:00 horas. O autor deverá colocar o pôster no horário do dia programado, antes da apresentação que iniciará às 12h do dia 06 de dezembro. O transporte, fixação e remoção do pôster, no horário definido, ficarão a cargo do autor e apresentador do Trabalho Científico. O apresentador deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho, durante o período reservado na programação do evento.


8.5.  Cada trabalho apresentado em formato de pôster terá direito a uma área de painel para que possam ser fixados no local da sessão de pôster.


9.       ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO NA MODALIDADE ORAL


Haverá apresentação oral dos seis melhores trabalhos submetidos, conforme descrito no item 3.7. 


9.1 Os trabalhos selecionados farão uma apresentação oral durante a realização do Congresso a ser realizado no dia 06/12/2025, conforme programação. A apresentação deverá ser feita em um modelo de PPT padrão que será enviado por e-mail aos participantes selecionados. 

Será de responsabilidade destes enviar a apresentação finalizada na data indicada no item 1.2 (30/11/2025).

 

9.2 Cada participante terá no máximo 6 minutos para apresentação e 1 minuto para perguntas e respostas aos membros da banca avaliadora e participantes do evento.


10. DA AVALIAÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO NO DIA DO EVENTO E PREMIAÇÃO


A avaliação da apresentação dos trabalhos será realizada por uma comissão formada por uma Comissão Externa Avaliadora de profissionais indicados pela Câmara Técnica de Prática Baseada em Evidências do CREFITO-3, os quais possuam experiência prévia como avaliadores em eventos científicos.


10.1. PÔSTER


10.1.1 Critérios de avaliação 


Cada pôster receberá a nota segundo os critérios descritos abaixo. Em cada etapa serão pontuados de acordo com uma média simples das notas dos avaliadores(as). Ao final, será feita uma média simples relativa às médias de cada uma das duas etapas. 

Critérios:


  1. Domínio do Conteúdo pelo Apresentador: O apresentador demonstra conhecimento profundo do tema e consegue explicar claramente os pontos principais do pôster. Ele responde bem às perguntas e interage com a audiência de forma confiante. Notas entre 0 (zero) e 4,0 (quatro) pontos;

  2. Clareza e Organização do Conteúdo: O pôster apresenta as informações de forma clara, bem organizada e fácil de seguir. O conteúdo está estruturado logicamente (introdução, metodologia, resultados, conclusões. Notas entre 0 (zero) e 2,5 (dois e meio) pontos;

  3. Relevância e Impacto Científico: O tema do pôster é relevante e contribui para o avanço do campo de estudo. Os métodos e resultados apresentados têm impacto significativo ou oferecem novas perspectivas. Notas entre 0 (zero) e 2,0 (dois e meio) pontos;

  4. Qualidade Visual e Estética: O design do pôster é atraente, legível e bem equilibrado. As fontes, cores e gráficos são apropriados e facilitam a compreensão das informações. Notas:entre 0 (zero) e 1,5 (um e meio) pontos.


10.1.2 Critérios de desempate:


Em caso de empate nas notas finais relativas às médias dos resumos e apresentação do pôster, serão considerados para desempate e premiação os critérios do item 10.1.1 em ordem: (1) maior média da nota no critério ‘a’; (2) maior média da nota no critério ‘b’; (3) maior média da nota no critério ‘c’; (4) maior média da nota no critério ‘d’.


10.1.3 Premiação


Durante a Solenidade de Entrega de Prêmios do Congresso, a ser realizada no dia 07 de dezembro, serão anunciados os vencedores do Prêmio de Menção Honrosa como melhores trabalhos apresentados na modalidade pôster para: 


Melhor Pôster Fisioterapia e Melhor Pôster Terapia Ocupacional.


10.2. ORAL


10.2.1  Critérios de avaliação


Cada apresentação oral receberá a nota segundo os critérios descritos abaixo. Em cada etapa serão pontuados de acordo com uma média simples das notas dos avaliadores(as). Ao final, será feita uma média simples relativa às médias de cada uma das duas etapas. 

Critérios:


  1. Domínio do Conteúdo pelo Apresentador: O apresentador demonstra conhecimento profundo do tema e consegue explicar claramente os pontos principais do estudo. Ele responde bem às perguntas e interage com a audiência de forma confiante. Notas entre 0 (zero) e 4,0 (quatro) pontos;

  2. Clareza e Organização do Conteúdo: Se as informações estão claras e bem organizadas. O conteúdo está estruturado logicamente (introdução, metodologia, resultados, conclusões. Notas entre 0 (zero) e 2,5 (dois e meio) pontos;

  3. Relevância e Impacto Científico: O tema do estudo é relevante e contribui para o avanço do campo de estudo. Os métodos e resultados apresentados têm impacto significativo ou oferecem novas perspectivas. Notas entre 0 (zero) e 2,0 (dois e meio) pontos;

  4. Qualidade Visual e Estética: Os slides da apresentação são atraentes, legíveis e bem equilibrados. As fontes, cores e gráficos são apropriados e facilitam a compreensão das informações. Notas:entre 0 (zero) e 1,5 (um e meio) pontos.


10.2.2 Critérios de desempate:


Em caso de empate nas notas finais relativas às médias dos resumos e apresentação oral, serão considerados para desempate e premiação os critérios do item 10.2.1 em ordem: (1) maior média da nota no critério ‘a’; (2) maior média da nota no critério ‘b’; (3) maior média da nota no critério ‘c’; (4) maior média da nota no critério ‘d’.


10.2.3 Premiação


Durante a Solenidade de Entrega de Prêmios do Congresso, a ser realizada no dia 07 de dezembro, serão anunciados os vencedores do Prêmio de Menção Honrosa como melhores trabalhos apresentados na modalidade oral para: 


Melhor Apresentação Oral Fisioterapia e Melhor Apresentação Oral Terapia Ocupacional.

 

11. CERTIFICADOS


Os certificados dos trabalhos apresentados no CONFITOSP 25 serão disponibilizados no sistema em até 7 (sete) dias para o autor responsável pela submissão. No certificado constarão os nomes de todos os coautores informados.

Palestrantes

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